quarta-feira, 9 de abril de 2014

IDENTIFICAÇÃO DE CORTICÓIDES E PIROXICAM POR CROMATOGRAFIA DELGADA CAMADA DELGADA EM MEDICAMENTOS MANIPULADOS FALSIFICADOS

                 


                       Muitos medicamentos manipulados comercializados como “naturais” para o tratamento de dores são livremente vendidos no país. Entretanto, os padrões de qualidade e segurança destes produtos, estabelecidos pela legislação vigente, nem sempre são satisfatórios. Erros na rotulagem, assim como fraudes por adição de substâncias não declaradas nas formulações são frequentes nas amostras encaminhadas ao Centro de Medicamentos, Cosméticos e Saneantes do Instituto Adolfo Lutz. Este trabalho descreve um levantamento sobre a presença de glicocorticóides e piroxicam em produtos magistrais contendo formulações naturais de plantas utilizadas no tratamento de dores de coluna, artrites e tendinites. Foi detectada a presença de corticóides e/ou piroxicam em sete de vinte e cinco amostras analisadas entre 2004 e 2010, o que indica uma situação de alerta em se tratando de medicamentos manipulados que não deveriam constar indicações terapêuticas.
          Uma técnica apropriada para análise de produtos manipulados  é  a cromatografia em  camada delgada,  que  é uma  técnica simples,  flexível,  de baixo custo,  utilizada na separação de componentes, e apropriada para análises preliminares de identificação, a qual foi utilizada por MARKMAN et al. 12(1993)   na detecção  de corticosteróides em preparações farmacêuticas.





Postado por: Renata Barbosa Rodrigues


Nenhum comentário:

Postar um comentário