terça-feira, 25 de março de 2014

O QUE É CROMATOGRAFIA EM CAMADA DELGADA?

Cromatografia em camada delgada

                                                                                 Separação de pigmentos de tinta preta usando a cromatografia em camada delgada (CCD).

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Cromatografia em camada delgada (CCD) (inglês:Thin layer chromatography, TLC) é uma técnica de cromatografia usada para separar misturas. A cromatografia em camada delgada é realizada sobre uma placa de vidro, plástico ou folha de alumínio, revestida com uma fina camada de material adsorvente, geralmente sílica-gelóxido de alumínio ou celulose. Esta camada de adsorvente é chamada de fase estacionária.
Depois que a amostra é aplicada sobre a placa, um solvente ou mistura de solventes (chamada de fase móvel) é permeado pela placa através de ação capilar. Os diferentes componentes da mistura percorrerem a placa de CCD de maneira diferentes, sendo possível a separação.
A CCD pode ser usada para monitorar o progresso de uma reação química, identificar os compostos presentes numa mistura e determinar a pureza de uma substância. Como exemplos específicos podem ser citados: análise deceramidas e ácidos graxos , a detecção de pesticidas ou inseticidas em alimentos e água ou identificação de princípios ativos em plantas medicinais ou medicamentos.


Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Cromatografia_em_camada_delgada

Postado por: Renata Barbosa Rodrigues de Sousa

sábado, 15 de março de 2014

INÍCIO DO TRABALHO DE QUÍMICA ORGÂNICA II

                  Olá, sou aluna de Farmácia e estou começando um trabalho que será desenvolvido por uma equipe de 06 (seis) alunos.  Cada um terá seu dia de contribuição com pesquisas relevantes sobre CROMATOGRAFIA EM CAMADA DELGADA. Logo mais estaremos todos representados neste blog. É uma grande satisfação participar desta equipe que com certeza teremos êxito no nosso trabalho. Abraços!

Postado  por:  Renata Barbosa Rodrigues de Sousa