terça-feira, 25 de março de 2014

O QUE É CROMATOGRAFIA EM CAMADA DELGADA?

Cromatografia em camada delgada

                                                                                 Separação de pigmentos de tinta preta usando a cromatografia em camada delgada (CCD).

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Cromatografia em camada delgada (CCD) (inglês:Thin layer chromatography, TLC) é uma técnica de cromatografia usada para separar misturas. A cromatografia em camada delgada é realizada sobre uma placa de vidro, plástico ou folha de alumínio, revestida com uma fina camada de material adsorvente, geralmente sílica-gelóxido de alumínio ou celulose. Esta camada de adsorvente é chamada de fase estacionária.
Depois que a amostra é aplicada sobre a placa, um solvente ou mistura de solventes (chamada de fase móvel) é permeado pela placa através de ação capilar. Os diferentes componentes da mistura percorrerem a placa de CCD de maneira diferentes, sendo possível a separação.
A CCD pode ser usada para monitorar o progresso de uma reação química, identificar os compostos presentes numa mistura e determinar a pureza de uma substância. Como exemplos específicos podem ser citados: análise deceramidas e ácidos graxos , a detecção de pesticidas ou inseticidas em alimentos e água ou identificação de princípios ativos em plantas medicinais ou medicamentos.


Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Cromatografia_em_camada_delgada

Postado por: Renata Barbosa Rodrigues de Sousa

Um comentário:

  1. Muito bem. Iniciar com uma visão geral. Daí em diante buscar aplicações diferentes. Principalmente na área farmacêutica.

    ResponderExcluir